sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

14 de fevereiro é o Dia Internacional da Doação de Livro. Doe Aqui!!!

 
Uma mobilização mundial, que incentiva o hábito da leitura e questiona o consumismo, acontece todos os anos no dia 14 de fevereiro. A data foi escolhida para acolher o Dia Internacional de Doação de Livros, que consiste em presentear alguém com um livro, deixar um livro em uma sala de espera ou doar um exemplar para a biblioteca.

A campanha envolveu, em 2013, 34 países e, este ano, pretende aumentar seu alcance. Por isso, não se assuste se encontrar livros espalhados por sua cidade nesse dia. O desapego deve levar em conta, também, a pessoa que receberá este livro. Por isso, escolha uma forma de participar da doação que beneficie aqueles que mais precisam.

Segundo a International Book Giving Day, iniciativa 100% voluntária que organiza a mobilização, a maioria das crianças nos países em desenvolvimento não possui livros. No Reino Unido, um terço delas não possuem livros e nos Estados Unidos dois terços dos que vivem na pobreza não têm uma encadernação própria.

O blog brasileiro Kids Indoors é o representante nacional do projeto. Algumas informações sobre a data, bem como banners de divulgação do evento estão disponíveis lá. 

Aproveite o fim de semana para separar os livros e planejar estratégias de doação!

Este texto foi publicado no site
http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/voce-sabia-que-existe-um-dia-internacional-de-doacao-de-livros


A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras

Nascida às margens do rio Amazonas e seus afluentes no Amapá, desde 2008 uma biblioteca navega pelos rios da Amazônia, por aldeias indígenas do sertão nordestino, em eventos sociais/culturais/educacionais em todo o Brasil e até no exterior, distribuindo livros, leituras, poesias e brincadeiras. Animada pelo palhaço Ribeirinho, a Barca das Letras estimula o prazer da leitura com crianças, jovens e adultos viventes em comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, agroextrativistas, pescadores artesanais, agricultores familiares, assentados/acampados da Reforma Agrária, do Oiapoque ao Chuí.

Nestes cinco anos de trabalho voluntário de várias pessoas de muitos Estados e das próprias comunidades, em mais de 100(cem) intervenções lúdicas, a Barca das Letras estima que já arrecadou e doou mais de 50.000(cinquenta mil) livros, gibis, revistas em geral.

Para ajudar a fortalecer ainda mais este movimento de incentivo e democratização do acesso ao livro, literatura e leitura às comunidades isoladas.

Para doar para a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras:

1) Em Brasília/DF:
Buscamos doações em domicílio no Plano Piloto de Brasília/DF
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
Há coleta no último domingo do mês no Eixão do Lazer (107/108 Asa Norte). 



2) Quem quiser pode enviar suas doações pelos Correios:
Caixa Postal 785
CEP 71.505-300
Brasília/DF


3) Em Macapá(AP), doações podem ser entregues na sede da Barca das Letras, mediante agendamento de horário com a voluntária Rita de Cácia pelo fone (96) 8138 9164
Av. Ernestino Borges 567-A
Entre Av. General Rondon e Av. Eliezer Levy
Bairro Laguinho
Macapá/AP




4) Em Belém(PA), doações podem ser entregues para a voluntária Kate Titan, pelo telefone (091) 8131 9179


fotos: divulgação Barca das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/