Criança ama brincar!!! Brincar de ler, de pular, cantar, dançar, mergulhar, correr, falar, montar, desmontar, bagunçar, pintar o sete, ganhar, perder. Observando tudo isso nestes quase seis anos de vivências junto à criançada, fomos aprendendo e gostando de brincar cada vez mais!!! Assim, disponibilizamos abaixo nossas brincadeiras tradicionalmente desenvolvidas na Barca das Letras, por onde navegamos.
Vamos brincar molecada viva!!!
1. Carregando as mochilas da Barca das Letras
Crianças ajudam a carregar as mochilas contendo os livros, brinquedos, material escolar, decoração da Barca das Letras até o local da intervenção na comunidade.
2. Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras Viva!
Montagem coletiva da Barca das Letras de acordo com o gosto dos leitores. Manutenção dos espaços e da decoração da biblioteca durante as atividades. Desmontagem coletiva da Barca das Letras, ao final da ação.
3. Rodas de Leitura dos livros/gibis/revistas
Crianças são estimuladas a sentar-se em roda ou a deitar para ler os livros que acabam de chegar com a Barca das Letras.
4. Leitura na Rádia NossaCasa
Crianças que querem podem ler os livros/gibis na Rádia NossaCasa(megafone, microfone).
5. Cirandas de Roda
Cantamos cirandas e músicas infantis com as crianças.
6. Pintação do 7
Crianças pintam em papel com lápis de cor, canetas, lápis, canetinhas, giz de cera, tinta guache e pincel.
7. Confecção e Pintura de Remos
8. Oficina de Fotografia
9. Distribuição de livros/gisbis/revistas
10. Distribuição de brinquedos
11. Distribuição de Material Escolar
12. Lixo Cultural Sonoro
13. Roda de Conversas Infantis
14. Cinema Animado com Pipoca/Açai
15. Arte&Reciclagem com Poesia
16. Pinta Cara Palhaço
17. Conta Gotas Kiriri
18. Toca dos Brinquedos
19. Teia da Leitura
20. Arvore da Magia
Pendurar livros infantis nas arvores
21. Nosso Jardim Comunitario
22. Nossa Horta Comunitaria
23. Palhaços Ribeirinhos
24. Cultura Viva Comunitaria
25. Banhos de Rios
26. Teatro de Fantoches
27. Varal das Artes
28. Radia NossaCasa Entrevista
29. Pinta Cara Palhaço
30. Desfile das Gentilezas
31. Pipoca com Poesia
32. Queixo com Vassoura
33. Jogo da Velha
34. Balanços da Vida
35. Cordel no Varal
36. Trocas Solidarias
37. Arrecadação de Livros/Gibis/Brinquedos/Material Escolar
38. Rios Vivos
39. Mapei-se!
40. Bandeirando-se!
41. Nossos Bichos
42. Pinta Parede
Crianças são estimuladas a pintar as paredes, muros das bibliotecas comunitárias já montadas pela Barca das Letras
43. Pintura de Desenhos
44. Palavras Cruzadas
45. Contação de Historias
Ler as historias dos livros/gibis para as crianças, em roda.
46. Contação de Estorias dos Mestres
Os mestres das comunidades são convidados para contar as estórias vivenciadas por eles e/ou ouvidas dos seus antepassados/ancestrais. Ao final, as crianças agradecem o mestre homenageando-o com uma musica infantil, ensaiada previamente, e com um cartão feito coletivamente por todos.
47. Pipoca com Poesia
Confeccionar e pintar as embalagens de pipoca que serão utilizadas de noite, durante o cinema animado.
48. Gentileza gera Gentileza
Fazer palavras/desenhos que representem situações de gentileza. Estimular o uso de palavras magicas de gentileza(obrigado, gratidão, por favor, desculpe, com licença, por gentileza)
49. Desfile das Gentilezas
Crianças se fantasiam com os panos e perucas da Barca das Letras e desfilam com as palavras e desenhos feitos na atividade Gentileza Gera Gentileza
50. Cartas ao Palhaço Ribeirinho
Crianças são estimuladas a escrever cartas para mandar ao Palhaço Ribeirinho, falando como foi a vivência da Barca das Letras em sua comunidade e se elas querem que o palhaço e a Barca das Letras voltem.
51. Tecendo Encantarias
Crianças tecem colares, pulseiras, tornozeleiras, cestos, paneiros.
52. Quebra Cabeça
Montagem de quebra cabeça
53. Cabra Cega
De olhos fechados uma criança tenta encontrar as outras. E´ o tato e a audição que não nos deixam na mao.
54. Pega-pega
55. Barqueiro quente-frio
Uma das crianças será o barqueiro quente-frio. A criança vai esconder o barquinho feito de papel ou madeira ou massa de modelar para que os outros o encontrem. Quando alguma criança se aproximar do barquinho, o barqueiro quente-frio vai dando pistas: "quente" se a criança estiver perto do barco; "frio" se a criança estiver longe; "morno" se estiver se aproximando. Quem achar o barco, será o barqueiro quente-frio na nova rodada.
56. Numeros Kiriri
Crianças
57. Passa Letrinha
Crianças
58. Esconde Esconde as palavras
Crianças
59 Sinos Kiriri
Crianças
60. Amarelinha
Crianças
61. Morto/Vivo
Crianças
62. Corrida de Saco Colorido
Crianças
63. Corrida de Cavalo de Buriti
Crianças
64. Adedonha
Crianças
65. Macaquinho disse
Crianças
66. Telefone sem fio
Crianças vão confeccionar um telefone com um tubo encontrado na natureza(madeira, ferro, garrafa pet). Em seguida, as crianças são dispostas em uma roda. A primeira criança diz no ouvido da criança ao lado uma frase. Cada participante da brincadeira assim que receber a frase fala o mais baixo possível no ouvido do colega ao lado até que a última criança da roda falará em voz alta o que recebeu. A frase muitas vezas chega completamente diferente do que iniciou.
67. Lenço Atras
Crianças
68. Audioteca da Barca
Crianças podem ouvir historias infantis em fitas K-7 doadas para a Barca das Letras.
69. Cantinho dos Cartoons
Crianças, adolescentes, jovens e adultos podem conhecer cartoons diversos.
70. Esculturando
Crianças brincam de fazer esculturas com massa coloridas dos elementos da natureza e da vida da cultura local
71. Remando com a Cultura Viva
Crianças, jovens e adultos têm à sua disposição para leitura trechos do livro Ponto de Cultura - O Brasil de Baixo para Cima, de Célio Turino, colados em remos de papel.
72. Trava Línguas
Crianças são estimuladas a ler em voz alta os trava línguas da Barca das Letras
73. O que é O que é
Crianças são provocadas a adivinhar as respostas das adivinhações
74. Mágico mirim
Crianças são apresentadas ao livro de Mágicas e estimuladas a ler e tentar apresentar as mágicas para as outras crianças
75. Exposição fotográfica das comunidades
Crianças montam painéis (em papeis ou tecidos) com fotos das ações anteriores na sua própria comunidade ou em outras já vivenciada pela Barca das Letras. Em seguida, os painéis são pendurados em varais.
76. Fotopoemas
Crianças podem ver e ler os poemas em fotos doadas para a Barca das Letras: pelos poetas Edgar Borges e Zanny Adairalba do Movimento Arteliteratura Caimbé de Boa Vista/Roraima; Rosana Barros(historiadora/professora/poeta) e Neuton Chagas(in memorian), artista visual, ambos conhecidos durante as intervenções da Barca das Letras em Ourém(Pará).
77. Engenheirinhos em Ação
Crianças brincam de construir suas casas, barcos, roças com legos e elementos da natureza
78. Boca de Forno
O arte-educador começa a brincadeira perguntando às crianças que vão respondendo:
Boca de Forno?Forno!
Jacarandá? Dá!
Aonde eu mandar? Vou!
Se não for? Apanha um bolo!
E se chorar? Apanha mais!
Em seguida o arte-educador pede às crianças para encontrar e trazer algum objeto ou coisa da natureza para ele. Aproveita-se esta brincadeira para pedir para as crianças coisas que poderão ser pintadas posteriormente ou aproveitadas em outras atividades lúdicas ou, ainda, para limpar a comunidade, brincando.
79. Fui à roça
Uma criança começa dizendo em voz alta que foi à roça e plantou por exemplo macaxeira. A criança seguinte repete a frase da primeira criança acrescentando outra fruta/verdura plantada, como por exemplo "açaí". A terceira criança repete as plantas/frutas que as crianças anteriores disseram e acrescenta mais uma. Quem errar vai saindo da roda até ficar as duas crianças que lembraram de todas as frutas/verduras faladas anteriormente.
80. Estátua
Uma criança
81. Oficina de PoesiaAdolescentes e jovens já alfabetizados são convidados a participar da oficina de poesia, sempre que temos um voluntário poeta em nossa Trupe. Foi o caso da Oficina de Poesia ministrada no Rio Macacoari(Amapá) pelo poeta de Roraima, o Edgar Borges.
82. Roda de Conversa e trocas com os Arte-educadores-voluntários
Os arte-educadores voluntários da Barca das Letras compartilham seus saberes com os educandos, em rodas de conversas vivas, interativas. E também tem a oportunidade de aprender os saberes dos educandos que vivem nas comunidades tradicionais, numa verdadeira e orgânica troca cultural de saberes.
83. Trocas de Afetos, de abraços fraternosOs arte-educadores recebem e se despedem das crianças na Barca das Letras sempre com um fraterno abraço.
84. Massagem da paz
As crianças são dispostas em dupla. Uma deita e recebe massagem da outra. Depois, a criança que foi massageada agora vai oferecer massagem. Ao final, todas massageiam e são massageadas num ambiente de paz, tranquilidade e amizade fraterna!!!
85. Luzes da Cidadania
Crianças montam a exposição Luzes da Cidadania, composta por fotos e textos de diversas pessoas que se destacaram na história do Brasil e do mundo, em diversos campos sociais, culturais, educacionais, da ciência. Durante a montagem, o arte-educador vai apresentando os personagem para as crianças, falando da influência e importância delas para toda sociedade. São belos exemplos a ser seguidos, luzes da cidadania universal. Todos influenciam os arte-educadores da Barca das Letras. Estão presentes diversos personagens, ente eles: Paulo Freire, Zumbi, Chico Mendes, Irmã Dulce, Gandhi, Madre Tereza, Milton Santos, Irmã Dorothy, Irmãos Vilas Boas, Florestan Fernandes, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Leonardo Boff, Eduardo Galeano, Frei Betto, Camara Cascudo, Ariano Suassuna, Thiago de Mello, Paulo Leminski, Patativa do Assaré, Raul Seixas, Glauber Rocha, Bispo do Rosário, etc.
86. Sarau Cultural
Promovemos um sarau cultural com e para as crianças, com leitura de poesia, cantorias, apresentações locais, cineminha. Tudo junto e misturado, com muito amor, alegria, encantamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.
Boas leituras!!!
Abraços fraternos,
Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/